João, o maestro

João Carlos Martins foi considerado um prodígio do piano e conquistou fama internacional. 2017/Pôster de diu

Uma história extraordinária de superação! Esse certamente será o tema central da cinebiografia “João, o Maestro”, com estreia prevista para o dia 17/08 nos cinemas de todo o Brasil. Conta a história de vida de João Carlos Martins, renomado pianista interprete de Johann Sebastian Bach que, impossibilitado de tocar piano profissionalmente após inúmeros infortúnios e sofrimentos, vê na regência uma forma de manter o contato com aquela que é a sua maior paixão: a música!

No filme, João Carlos é interpretado em sua juventude – enquanto pianista – pelo ator Rodrigo Pandolfo e quando adulto, já como maestro, por Alexandre Nero. O elenco conta ainda com Caco Ciocler, Fernanda Nobre e participação especial de Alinne Moraes. A produção é de Paula Barreto e a direção de Mauro Lima.

Esta será a quarta grande oportunidade que o público terá de conhecer, sob um novo ângulo, a biografia deste ícone da música erudita, que já teve sua história contada em diversos formatos como:

  • Livro: “Maestro! A volta por cima de João Carlos Martins e outras histórias… Uma biografia”, de Ricardo Carvalho, Editora Gutenberg;
  • Enredo de escola de samba: Escola Vai-Vai, campeã do Carnaval de 2011; e
  • Documentário: “A paixão segundo Martins”,  de Irene Langemann – Alemanha.

Segundo o seu biógrafo, o jornalista Ricardo Carvalho, João Carlos participou ativamente da elaboração do roteiro deste filme, rabiscando as partes das quais discordava e sugerindo o acréscimo de outras. Conhecido por sua generosidade, é possível imaginar que esta “interferência” do maestro se propôs, sobretudo, a enriquecer o conteúdo do que será apresentado, “mostrar a intimidade e a realidade de um artista. ”.

Sem dúvida alguma trata-se de uma grande produção nacional que merece ser apreciada e reverenciada, uma verdadeira fonte de inspiração para o enfrentamento das dificuldades que a vida nos impõe.

Facebook Comments
Felipe Cao
About Felipe Cao 3 Articles

Aos 31 anos, natural de Jundiaí – São Paulo, é Engenheiro com pós-graduação em Administração de Empresas, dedicando seu tempo livre à família, à música e à revista. Músico e leitor assíduo, procura sempre renovar e ampliar a sua biblioteca particular.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*