A arte de J.R.R. Tolkien: muito além das palavras

John Ronald Reuel Tokien, mais conhecido como J.R.R. Tolkien, é o criador do rico universo pulsante e fantástico que há por trás das obras de “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e “O Silmarillion”: a Terra-Média. Além de um escritor genial, Tolkien também mostra talento como desenhista, tendo ilustrado muitas de suas obras famosas.

O livro J.R.R. Tolkien: Artist and Illustrator é uma coletânea publicada inicialmente em 1995 e organizada por Christina Scull e Wayne G. Hammond, e apresenta cerca de 200 desenhos confeccionados pelo autor, que varia de rascunhos inacabados até pinturas belas e detalhadas, algumas coloridas e outras em preto e branco; feitos a lápis, tinta ou aquarela.

Existem outros diversos livros referentes às obras artísticas de Tolkien, como Pictures by J.R.R. Tolkien, de 1979, The Art of The Hobbit (2011) ou o mais recente The Art of The Lord of The Kings (2015), o maior e mais complexo que seu antecessor. Também temos os livros infantis Roverandom, Sr. Bliss e Cartas do Papai Noel, publicados no Brasil e que também possuem ilustrações feitas pelo autor.

Abaixo você confere algumas das ilustrações de J.R.R. Tolkien: Artist and Illustrator:

Facebook Comments
Fernanda Scheffler
About Fernanda Scheffler 15 Articles
Diretora administrativa da revista e do site Entrelinhas, carioca, 20 anos, técnica administrativa, estudante de psicologia, professora e escritora apaixonada.