18 dicas de aspirantes a escritor para torná-lo um escritor melhor

2016/PIXABAY

O site DailyWritingtips pediu aos seus leitores que são, em sua grande maioria, aspirantes a escritores, para compartilhar dicas de escrita que podem ser de grande utilidade aos escritores que desejam cada vez mais serem melhores; a qualidade das respostas superou todas as expectativas:

1) Vinicius Lalau
Escreva o que você goste. Não escreva pelo dinheiro, não escreva pra seguir uma moda, não escreva por seguidores. Escreva porque você ama escrever, escreva aquilo que te representa. Escreva porque você tem algo a dizer, mesmo que seja uma piada, um romance que você tem como ideal ou até mesmo porque você tem segredos profanos embaixo da cama.

2) Biaka Santos
Sinopse não é resumo. É difícil de escrever mesmo. Uma coisa que eu percebi que funciona muito é perguntar. Faça perguntas na sua sinopse. Elas fazem o leitor pensar, fazendo-o imaginar o que foi questionado. E se fosse de um jeito e não do outro? “E se” é mais forte do que parece. Use as perguntas, mas com destreza.

3) Fernanda Scheffler
Escreva o máximo que puder usando o menor número de palavras possível. Para tanto, remova o máximo de adjetivos desnecessários que puder.

4) Israel Davi
Crie personagens realistas e bem desenvolvidos. Trabalhe em seu psicológico, sua forma de pensar, mas não tenha medo de mudar algum traço seu, pois ele deve evoluir no decorrer da história, além do mais, as pessoas mudam todo tempo.

5) Rocha LP
Leia bastante e aprimore o seu vocabulário. Não tenha medo de usar os sinônimos durante o texto, enriquece a história e evita a repetição de palavras que atrapalham a leitura.

6) Michelle Pereira
Crie personagens verdadeiros. Você faria o que ele faz? Alguém faria? Alguém diria algo daquela maneira que seu personagem fala? Um personagem que conversa com o mundo real é factível, é tocável, e por isso, acredito, seja mais marcante.

7) Gislaine de Oliveira
Acredito que é importante sempre fazer pesquisas, pois fontes seguras enriquecem o texto.
O primeiro ponto para começar a escrever é saber para qual público o texto está direcionado, e daí em diante trabalhar nele para que atinja os objetivos desejados.

8) Luiz Ribeiro
No meio literário tem muito cacique pra pouco índio. Muita gente buscando sucesso e achando que sabe muito antes de meter a cara nos estudos. Aprenda a ser índio, aprenda que não sabe muito e, quem sabe, isso retorne em qualidade e reconhecimento.

9) Miguel Ferraz
Faça uma ficha para cada personagem. Ajuda muito. Não precisa ser nada muito extenso, só o principal.

10) Felipe Cao
Todo autor deve ser primeiramente um bom leitor, ou seja, aquele que saiba identificar as nuances e particularidades de cada narrativa, a estruturação de capítulos, apresentação dos personagens, etc. Isso vai ajudá- lo a adquirir repertório para utilizá-lo no momento de desenvolver sua própria narrativa.

11) Nicoli Maia
Uma história se torna mais interessante e atrativa se fugir do óbvio.

12) Ramon Lucas
Já dizia o poeta. “Se vai tentar, vá até o fim / Caso contrário, nem comece.”

13) Aline Doria
A pessoa tem que saber o que ela está falando, para quem ela está falando e porquê ela está falando (o objetivo dela com aquilo, o que pretende, qual mensagem quer passar). E saber escrever! Quero dizer: ter uma preocupação com seu texto. Ninguém precisa ser um dicionário, mas um mínimo de cuidado com o que você vai entregar.

14) Felipe Damazio
Pense em todo o enredo antes de escrever, como se fosse uma teia. Ligue todos os pontos para que a trama esteja bem amarrada e coesa
.

15) Elielton Castro
MUITA paciência com seu texto (que não ficará bom logo de cara mesmo), consigo (que não vai estar sempre transbordando criatividade) e com a vida (que não é fácil pra ninguém), então não é só terminar sua história, jogar em algum canto e esperar ser ovacionado.

16) Gabriel Fonseca
Absorva aquilo que mais funciona para você e mescle com a sua maneira de escrever e de contar uma boa história.

17) Olívia Molinari
Ler bastante e escrever pelo menos uma página todo dia.

18) Júlio Fielzer
Saia do comum. Veja a literatura como palavra e além da palavra, como o espaço entre cada letra e seu significado.

Facebook Comments
Fernanda Scheffler
About Fernanda Scheffler 9 Articles

Diretora administrativa da revista e do site Entrelinhas, carioca, 20 anos, técnica administrativa, estudante de psicologia, professora e escritora apaixonada.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*